PARTICULARIDADES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA PUBLICADA NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNISINOS NO PERÍODO DE 2004 A 2014

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho - Uninove

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Rede social.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e a produção acadêmica dos artigos divulgados pela Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (BASE), de 2004 a 2014. Para isso utilizou-se a bibliometria e a rede social, realçando a análise two­-mode. Os capitais achados foram: Ilse Maria Beuren se destacou como a acadêmica com maior centralidade de grau e de intermediação. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em evidência neste estudo ao ficar em realce nas centralidades de degree e betweenness. Contudo, ao observar a análise two­-mode dos atores IES e autores, constatou-se também a proeminência da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além da USP, ou seja, elas têm o maior número de pesquisadores vinculados respectivamente a elas, contribuindo para o destaque de ambas na proficuidade de artigos publicados na revista em investigação. Em relação aos temas mais publicados, destacaram-se: governança corporativa, marketing, gestão de custos, internacionalização e índices econômico-financeiro, sendo que os quatro primeiros também ficaram em evidencia aos se visualizar a rede two-mode: temas e autores, robustecendo a importância destas temáticas no desenvolvimento da produção científica do periódico analisado e mostrando a preocupação e a acuidade desta revista no alargamento, fomento, aperfeiçoamento, difusão, contribuição e socialização não somente destes assuntos que ficaram em relevo e são essenciais para a criação de valor no conhecimento, mas também dos demais temas, colocando a mencionada revista como uma das principais das áreas de Administração e Ciências Contábeis no Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

MELO RIBEIRO, H. C. PARTICULARIDADES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA PUBLICADA NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNISINOS NO PERÍODO DE 2004 A 2014. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 80-105, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3026. Acesso em: 20 ago. 2022.