Gestão de Resultado por Meio de um Modelo de Tomada de Decisão de Hedge
Palavras-chave:
Resultado operacional, Decisão de hedge, Instrumentos derivativosResumo
Dentre os objetivos da função produção, o controle do custo é o mais importante, pois seu aumento ou redução reflete diretamente no lucro operacional. Na economia globalizada, o custo está sujeito a riscos econômicos e financeiros, e se não for adequadamente administrado, a alta volatilidade do mercado financeiro pode impactar desfavoravelmente o resultado operacional. Os riscos de natureza econômica e financeira podem ser evitados ou minimizados com a contratação de hedge por meio de derivativos financeiros; mas esses instrumentos, por sua vez, geram outros riscos que podem ser até maiores do que o risco original, se não forem adequadamente administrados. A história do hedge tem início na Idade Média, mas, ainda hoje, as pequenas e médias empresas não têm acesso fácil a conhecimentos técnicos sobre os efeitos dos derivativos financeiros, o que prejudica o planejamento de resultado operacional. Espera-se que o modelo de simulação e abordagens de decisão de hedge apresentados neste trabalho contribuam para maximização de resultado operacional de empresas não financeiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.