Impacto dos Índices Contábeis na Aplicação de Rating de Crédito em Empresas Brasileiras de Capital Aberto
Resumo
O Rating de crédito, estabelecido por agências classificadoras de risco, pode ser considerado uma avaliação da probabilidade de inadimplência de empresas emissoras de títulos no mercado, o qual proporciona aos investidores uma visão ampla de todos os fatores que afetam a capacidade de uma entidade honrar seus compromissos. Para isso, existem as tradicionais agências classificadoras de risco como: Standard & Poors, Moody’s e Fitch Ratings. Essas agências utilizam tanto aspectos quantitativos (análise econômico – financeira), quanto qualitativos (risco país, classificações setoriais e fatores específicos da entidade) para a atribuição dos seus ratings. O presente trabalho avaliou a capacidade de aspectos quantitativos, mais especificamente, dos índices contábeis, de preverem os ratings nacionais de longo prazo de empresas brasileiras de capital aberto, emitidos pela Fitch Ratings, com base em uma amostra de 56 empresas. Ao estimar os modelos de regressão obteve-se um satisfatório nível de assertividade, o que possibilitou a análise da significância das variáveis utilizadas no modelo. Os resultados explicitaram que as variáveis tamanho e rentabilidade do ativo foram estatisticamente significativas. Assim, consoante com o apresentado na literatura, concluiu-se que quanto maior e mais rentável a empresa for, maior a sua probabilidade de se enquadrar em níveis de rating de baixo ou baixíssimo risco de inadimplência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.