A Contabilidade Societária como Mecanismo de Acompanhamento da Gestão Pública: Um Modelo de Reestruturação das Demonstrações Patrimoniais

Autores

  • Jeanderson G M Oliveira
  • Aldebã de Cunha Macedo

Palavras-chave:

Contabilidade. Contabilidade Pública. Propriedade Pública

Resumo

  O presente artigo propõe a construção de um novo modelo de representação do patrimônio público, a partir da elaboração das Demonstrações Patrimoniais, enfocando o Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais da esfera municipal, tomando como parâmetro, os critérios aplicáveis à contabilidade das sociedades anônimas. Parte-se da premissa que a legislação societária consegue satisfazer as necessidades informacionais de seus principais usuários (investidores) com maior transparência e rigor aos Princípios contábeis universalmente aceitos e a Teoria da Contabilidade.

  Pretende-se especificamente analisar o grau de transparência da Contabilidade Pública compilada segundo o novo modelo proposto e com isso, avaliar sua aderência ao entendimento de sua principal usuária, a sociedade. Como objetivo amplo, espera-se possibilitar uma maior conscientização política e o exercício pleno da cidadania.

Downloads

Publicado

2009-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. M.; MACEDO, A. de C. A Contabilidade Societária como Mecanismo de Acompanhamento da Gestão Pública: Um Modelo de Reestruturação das Demonstrações Patrimoniais. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 09-27, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/275. Acesso em: 16 out. 2021.