A Contabilidade Societária como Mecanismo de Acompanhamento da Gestão Pública: Um Modelo de Reestruturação das Demonstrações Patrimoniais
Palavras-chave:
Contabilidade. Contabilidade Pública. Propriedade PúblicaResumo
O presente artigo propõe a construção de um novo modelo de representação do patrimônio público, a partir da elaboração das Demonstrações Patrimoniais, enfocando o Balanço Patrimonial e a Demonstração das Variações Patrimoniais da esfera municipal, tomando como parâmetro, os critérios aplicáveis à contabilidade das sociedades anônimas. Parte-se da premissa que a legislação societária consegue satisfazer as necessidades informacionais de seus principais usuários (investidores) com maior transparência e rigor aos Princípios contábeis universalmente aceitos e a Teoria da Contabilidade.
Pretende-se especificamente analisar o grau de transparência da Contabilidade Pública compilada segundo o novo modelo proposto e com isso, avaliar sua aderência ao entendimento de sua principal usuária, a sociedade. Como objetivo amplo, espera-se possibilitar uma maior conscientização política e o exercício pleno da cidadania.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.