Balanced Scorecard (BSC): Uma Contribuição à Contabilidade Gerencial
Palavras-chave:
Balanced Scorecard. Contabilidade Gerencial. Sistema de Informação Gerencial. Planejamento EstratégicoResumo
O principal objetivo do presente artigo é pesquisar as contribuições do BSC para a melhoria do nível informacional da Contabilidade Gerencial. O BSC tem-se revelado como uma ferramenta capaz de atender às novas exigências relativas à gestão das organizações em cenários econômicos com constantes mudanças. A relevância do assunto está centrada na evolução do sistema, à medida que o BSC foi sendo utilizado e aperfeiçoado deixou de ser um sistema de medição para ser um sistema de informação gerencial. Desta forma, tem contribuído como suporte às estratégias de negócios, principalmente, no que se refere ao acompanhamento, avaliação de desempenho, definição de novas metas e políticas de gestão empresarial. O BSC não traz nenhum conceito novo, mas adverte sobre os pontos esquecidos e melhora a compreensão entre estratégia e operação. Com o BSC a Contabilidade Gerencial pode adaptar-se às mudanças do macroambiente e tornar-se um sistema de informação gerencial mais eficiente e eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.