A Logística no Comércio Eletrônico de uma Livraria Brasileira
Palavras-chave:
Logística, Logística Empresarial, Comércio Eletrônico, E-commerceResumo
O mundo vem assistindo, nos últimos anos, a uma revolução nas comunicações com a propagação nas empresas, lares, escolas, dentre outros, da rede mundial de computadores, a Internet. Com a facilidade da comunicação, as empresas perceberam que poderiam tirar proveito dessa, exercendo o comércio em moldes diferentes do tradicional: à distância e sem contato direto com os clientes.
A logística, tida como ramo da ciência militar, foi encampada pelas empresas em seus estudos que passaram a chamá-la de logística empresarial.
Este trabalho tece considerações acerca de aspectos históricos da logística, seu desenvolvimento e os desafios para satisfazer as necessidades do e-commerce.
O comércio eletrônico é exercido em três modalidades:
a) B2B – business to business, ou comércio entre empresas;
b) B2C – business to consumer, ou comércio entre empresa e consumidor;
c) C2C – consumer to consumer, ou negócio entre consumidores.
O trabalho inclui um estudo de caso de uma livraria tradicional no comércio de livros, CDs de música, fitas de vídeo VHS e softwares, como forma de confrontar os dizeres da literatura com a realidade de uma empresa que vivencia as particularidades do e-commerce, da logística e outros mais que circundam os temas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.