Perfil Econômico-Financeiro das Companhias Energéticas Brasileiras: Análise da Liquidez no Período de 1998 a 2000
Palavras-chave:
Setor Energético – Brasil, Setor Energético – Brasil – Aspectos Econômicos, Setor Energético – Aspectos FinanceirosResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho econômico financeiro das companhias de energia elétrica brasileiras, com um enfoque na análise da liquidez. O estudo foi realizado com base em indicadores extraídos de demonstrativos contábeis, utilizando dois tipos de liquidez: pelo modelo dinâmico, que relaciona as variáveis necessidade de capital de giro, capital de giro e saldo de tesouraria, e a liquidez corrente do modelo tradicional de análise de balanços. Ambos são índices que estão diretamente relacionados com a gestão de curto prazo da empresa, obtidos das contas do Ativo e Passivo Circulante. As empresas componentes da amostra foram escolhidas aleatoriamente e o universo é o setor energético brasileiro, no período de 1998 a 2000. Optou-se por utilizar a liquidez média para a análise qualitativa e quantitativa dos dados, além das comparações do tipo de estrutura e da situação financeira das referidas empresas. Na conclusão, as análises sugerem que no período analisado, as empresas apresentaram panorama de liquidez desfavorável, mas com tendência de possível melhora nos próximos exercícios, chamando a atenção para gestão financeira de curto prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.