Gestão de Custos num Hospital de Santa Cruz do Sul, RS
Palavras-chave:
Serviços de Saúde – Custos, Hospitais – Custos, Custeio Baseado em Atividades.Resumo
Partindo-se da premência por uma gestão mais eficaz de custos na saúde, apresenta-se um modelo de aplicação do sistema de custeio baseado em atividades num hospital em Santa Cruz do Sul, RS, e mostra-se como esta ferramenta pode gerar subsídios a um melhor gerenciamento de custos na instituição. Este custeio tem como diferencial o tratamento dos custos indiretos e, para tanto, utiliza-se dos direcionadores de custos e do conceito de atividade como agente causador dos mesmos. Através de entrevistas, pesquisa documental e observações sistemáticas do processo de atendimento de pacientes de Angina Instável, internados no Centro de Terapia Intensiva do hospital, desenvolveu-se um modelo para atender as necessidades de informações de custos daquela unidade. As informações apresentadas em forma de subprocessos e atividades auxiliarão a gestão, à medida que proporcionarão aos profissionais uma melhor compreensão de como sua atuação afeta os custos. É, portanto, de fundamental importância o acompanhamento do desempenho destas atividades. Outro ponto a ser ressaltado é de que o ABC, enquanto instrumento de gestão, deve ser constantemente analisado e melhorado levando-se em conta que na saúde, e no caso estudado, os procedimentos das diferentes patologias, bem como a arquitetura organizacional, evoluem com o tempo. Paralelamente, uma implantação bem sucedida do sistema necessita que se trabalhe a cultura organizacional da instituição para a aceitação de uma nova filosofia de custos, e de trabalho, pelas pessoas. Com base no estudo, constatou-se que o ABC é um sistema capaz de gerar importantes subsídios para melhor gestão de custos na instituição, mas que exige o cumprimento de alguns pressupostos para se obter sucesso na sua implantação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.