Uma Análise comparativa da Responsabilidade Social Corporativa entre o Setor Bancário e outros no Brasil
Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa, Bancos, BrasilResumo
Este artigo objetiva estudar a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nos bancos brasileiros comparativamente a empresas de outros setores, utilizando dados das de ações sociais da empresa brasileira relativos ao período 1996-2008, fazendo uso de análise uni e multivariada. Os resultados de comparação de médias mostraram mais elevados índices de RSC em empresas do setor bancário relativamente aos demais segmentos. Estimando-se modelos de regressão linear os resultados indicam que o fato da empresa ser um banco (variável dummy) afeta positivamente a intensidade de RSC, controlando por outras variáveis explicativas apontadas pela literatura com possível poder de influência sobre a RSC (ROA, oportunidades de crescimento, tamanho). Analisando-se separadamente as distintas vertentes de ação social verifica-se que a RSC interna, a mais forte da empresa brasileira, é bastante destacada no setor bancário comparativamente a outras empresas o que faz com que seu indicador de RSC total seja superior. No entanto, a situação inverte-se ao analisar-se a ação ambiental que é superior para os demais setores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.