As Características Qualitativas da Informação Contábil no Desenvolvimento do Controle Social: uma Análise da Percepção dos Conselheiros Municipais do Recife sobre a Utilidade das Informações Contábeis

Autores

  • Juliana Cândida Ribeiro Dias Universidade Federal de Pernambuco
  • Marco Túllio de Castro Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL

Resumo

Este trabalho teve por objetivo verificar se na percepção dos conselheiros municipais do Recife as informações contábeis são úteis ao exercício do controle social. A utilidade da informação contábil será mensurada levando-se em consideração as características qualitativas da informação contábil, uma vez que, segundo a Resolução CFC 1121/08, a informação contábil será considerada útil se possuir todos os atributos qualitativos da informação como compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Esta pesquisa parte do pressuposto que para que haja um controle social efetivo é necessário que os agentes sociais tenham acesso a informações contábeis úteis que auxilie na tomada de decisão destes usuários. Desta forma está pesquisa torna-se relevante porque vem mostrar a percepção de alguns usuários a respeito da informação contábil. O método utilizado foi o indutivo. Foi aplicado um questionário aos conselheiros de seis conselhos municipais do Recife, que foram escolhidos a partir de amostragem aleatória simples. A amostra foi composta por 51 respondentes. Após as análises dos resultados, concluiu-se que os conselheiros municipais do Recife não percebem todos os requisitos qualitativos necessários para que a informação seja considerada útil, sendo indícios de que o processo de comunicação da informação contábil não está sendo eficiente.

Biografia do Autor

Juliana Cândida Ribeiro Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora de Gestão e Controle da UFPE

Marco Túllio de Castro Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

BACHAREL EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA UFPE, MESTRE E DOUTOR EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO. É PROFESSOR ASSOCIADO 2 DA UFPE EM ATIVIDADE.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-08-24

Como Citar

RIBEIRO DIAS, J. C.; VASCONCELOS, M. T. de C. As Características Qualitativas da Informação Contábil no Desenvolvimento do Controle Social: uma Análise da Percepção dos Conselheiros Municipais do Recife sobre a Utilidade das Informações Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 14-40, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1640. Acesso em: 16 out. 2021.