Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão
Palavras-chave:
ControladoriaResumo
Decisões humanas são mais complexas do que os modelos econômicos propostos para simulá-las. Como o nome sugere, esses modelos são aproximações da realidade e se baseiam em observação do comportamento do tomador de decisão (modelos descritivos) ou em funções que buscam o ponto ótimo da decisão (modelos normativos). Nenhuma dessas categorias consegue explicar com acurácia o processo decisório. Embora há tempos a Economia discuta a chamada “caixa preta” da decisão, as variáveis a ela relacionadas não são consideradas nos modelos clássicos de decisão econômica porque são de difícil mensuração direta. Este estudo, em formato de ensaio, analisa as contribuições dos estudos em Neuroeconomia, que aproximam temas da Psicologia Cognitiva e de Neurociência para análise da decisão econômica. O ensaio traz como contribuição a proposta de um modelo para análise da decisão que considera os diferentes tipos de processamento (controlado e automático) e os diferentes domínios (cognitivo e afetivo) acessados. O modelo proposto pode contribuir para estudos voltados para a análise do comportamento decisório de gestores e para o aperfeiçoamento de sistemas de apoio à decisão. Dá-se à linha de pesquisa o nome Neuroaccounting porque aproxima estudos de Neurociência aos estudos em Contabilidade, mostrando possíveis desdobramentos da linha de pesquisa bem como as limitações da mesma.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.