Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão

Autores

  • Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Gilberto Perez UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Patricia Gonçalves Vidal UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Roberto Coda UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

Controladoria

Resumo

Decisões humanas são mais complexas do que os modelos econômicos propostos para simulá-las. Como o nome sugere, esses modelos são aproximações da realidade e se baseiam em observação do comportamento do tomador de decisão (modelos descritivos) ou em funções que buscam o ponto ótimo da decisão (modelos normativos). Nenhuma dessas categorias consegue explicar com acurácia o processo decisório. Embora há tempos a Economia discuta a chamada “caixa preta” da decisão, as variáveis a ela relacionadas não são consideradas nos modelos clássicos de decisão econômica porque são de difícil mensuração direta. Este estudo, em formato de ensaio, analisa as contribuições dos estudos em Neuroeconomia, que aproximam temas da Psicologia Cognitiva e de Neurociência para análise da decisão econômica. O ensaio traz como contribuição a proposta de um modelo para análise da decisão que considera os diferentes tipos de processamento (controlado e automático) e os diferentes domínios (cognitivo e afetivo) acessados. O modelo proposto pode contribuir para estudos voltados para a análise do comportamento decisório de gestores e para o aperfeiçoamento de sistemas de apoio à decisão. Dá-se à linha de pesquisa o nome Neuroaccounting porque aproxima estudos de Neurociência aos estudos em Contabilidade, mostrando possíveis desdobramentos da linha de pesquisa bem como as limitações da mesma.

Biografia do Autor

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial. Contabilidade para usuário interno. Tema de pesquisa: tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

VALENTINI COELHO CESAR, A. M. R.; PEREZ, G.; VIDAL, P. G.; CODA, R. Neuroaccounting: um modelo para análise do processo de tomada de decisão. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 131-162, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1596. Acesso em: 27 set. 2020.