O DIABO VESTE PRADA - E É MINHA CHEFE: RESENHA FÍLMICA SOBRE SOFRIMENTO NO TRABALHO

Autores

  • Maurício Donavan Rodrigues Paniza Universidade Estadual de Maringá
  • Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v2i5.3126

Palavras-chave:

sofrimento, trabalho, Psicopatologia, O Diabo Veste Prada, resenha fílmica

Resumo

Este trabalho é uma resenha do filme O Diabo Veste Prada, cuja narrativa pode ser compreendida à luz dos mecanismos psíquicos atuantes sobre os sujeitos nas organizações. O aporte teórico para a análise veio da Psicologia, especialmente da Psicopatologia do Trabalho. A análise crítica do filme mostrou que a nova experiência de trabalho da protagonista como assistente da editora-chefe de uma revista de moda fez com que ela se deparasse com o conflito entre a organização do trabalho prescrita (o emprego pelo qual ‘todas garotas dariam a vida’, que lhe traria crescimento e reconhecimento) e a organização do trabalho real (marcada por uma chefe hostil, insensível, e pela renúncia de sua vida pessoal e de sua mesmidade). No filme, o desfecho mostra que a personagem conseguiu perceber as possíveis consequências da renúncia a si própria e aos seus princípios, mas muitos trabalhadores da vida real não conseguem.

Biografia do Autor

Maurício Donavan Rodrigues Paniza, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Aluno do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de pesquisa em Organizações, Estratégia e Trabalho.

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Universidade Estadual de Maringá

Psicólogo. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Universidade de Paris VII. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

DEJOURS, C.. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In: CHANLAT, J.-F. (Coord.). O indivíduo na organização. Dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1, p. 149-173.

DEJOURS, C.; MELLO NETO, G. A. R. Psicodinâmica do trabalho e teoria da sedução. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 3, p. 363-371, jul./set. 2012.

ENRIQUEZ, E. A organização em análise. Petrópolis: Vozes, 1997. 302 p.

IPIRANGA, A. S. R. A narração fílmica como instrumento da ação formativa: um enfoque semiótico. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 12, n. 32, p. 143-164, jan./mar. 2014.

KERNBERG, O. F. Ideologia, conflito e liderança em grupos e organizações. Porto Alegre: Artmed, 2000. 312 p.

KETS DE VRIES, M. F. R. K.; MILLER, D.. Relações de transferência na empresa: confusões e atritos no processo decisório. In: CHANLAT, J.-F. (Coord.). O indivíduo na organização. Dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 2004. v. 2. p. 103-121.

MENDES, L.; CHAVES, A. J. A.; SANTOS, M. C.; MELLO NETO, G. A. R. Da arte ao ofício: vivências de sofrimento e significado do trabalho de professor universitário. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 527-556, set. 2007.

O DIABO veste Prada. Produção de Wendy Finerman. Los Angeles: Century Fox Film Corporation, 2006. 1 DVD (109 minutos): DVD, NTSC, son., color. Legendado. Port.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Resenhas