Perfil de gestores de uma operadora de autogestão em saúde situada em Minas Gerais

  • FÁTIMA FERREIRA ROQUETE Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) http://orcid.org/0000-0003-0515-380X
  • Lúcia Rodrigues dos Santos Hospital das Clinicas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/EBSERH.
  • Lucas Martins de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriane Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
Palavras-chave: Saúde Suplementar, Planos de Saúde, Administração de Serviços de Saúde, Gestor de Saúde.

Resumo

O objetivo do estudo aqui relatado foi o de analisar o perfil de gestores de uma operadora de autogestão em saúde não patrocinada situada em Minas Gerais. Realizou-se pesquisa por meio de survey com finalidade descritiva. Os resultados revelaram que o quadro de executivos dessa operadora é composto, em sua maioria, por homens, casados, com idade acima dos quarenta anos. O grupo de gestores informou não contar com outro vínculo empregatício, trabalhar na organização há muitos anos e ocupar o cargo de gestão há tempo considerável. Apesar de haver flexibilidade na jornada de trabalho, os gestores informaram cumprir carga horária acima da estabelecida em contrato. Com relação à qualificação profissional, a maioria deles é graduada na área de Ciências Sociais Aplicadas e complementou sua formação com cursos na área gerencial. Ficou evidenciada a preocupação dos gestores com a qualificação na área gerencial, o que é significativo, em razão das mudanças constantes no segmento não comercial e sem fins lucrativos do subsistema suplementar no qual eles atuam. A não correspondência entre as jornadas de trabalho formal e real evidencia sobrecarga de trabalho dos gestores dessa operadora de autogestão em saúde não patrocinada

Biografia do Autor

FÁTIMA FERREIRA ROQUETE, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciências da Saúde / Enfermagem (Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem) (UFMG); Mestre em Administração (Organizações e Recursos Humanos) (CEPEAD/UFMG);  Especialista em Administração Pública (Fundação João Pinheiro) e Saúde Pública (Fundação Osvaldo Cruz). Psicóloga (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas), Professora Adjunta III, Curso de Gestão de Serviços de Saúde/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Áreas de interesse: Psicologia Aplicada às Organizações; Identidade; Competências Profissionais; Gestão de Pessoas; Gestão de Serviços de Saúde; Gestão da Qualidade; Acreditação de Serviços de Saúde.

Lúcia Rodrigues dos Santos, Hospital das Clinicas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/EBSERH.
Gestora de Serviços de Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais.
Lucas Martins de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduando em Psicologia, FAFICH/UFMG.
Adriane Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Psicóloga, Doutora em Administração, Professora Adjunta IV, Curso de Gestão de Serviços de Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Publicado
2018-06-11
Seção
Artigos