Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
USO DE BIOMODELO PROTOTIPADO PARA RECONSTRUÇÃO DE FRATURA DE ASSOALHO ORBITAL EM UM PACIENTE COM DIPLOPIA BINOCULAR E OFTALMOPLEGIA APÓS TRAUMA FACIAL: UM RELATO DE CASO.

Resumo

INTRODUÇÃO: A órbita é composta por 7 ossos articulados que fornecem suporte ao globo ocular. A parede medial e o assoalho são as paredes mais susceptíveis a fraturas, podendo resultar em alterações funcionais importantes, como déficit visual, diplopia e oftalmoplegia, que impactam diretamente na qualidade de vida desses pacientes.

OBJETIVO: Descrever uma reconstrução de fratura em assoalho orbital utilizando um biomodelo prototipado em um paciente com trauma de face.

MÉTODOLOGIA: Foi relatado o caso de um paciente de 48 anos com fratura de teto e assoalho orbital a direita devido a acidente de trabalho (peça de alta pressão), resultando em diplopia e oftalmoplegia. O paciente foi submetido à reconstrução do assoalho orbital com auxílio de um protótipo personalizado para otimizar os resultados.

RESULTADOS: O paciente apresentou regressão completa do quadro de oftalmoplegia e uma melhora considerável do quadro de diplopia.

CONCLUSÃO: As reconstruções orbitárias representam grandes desafios ao Cirurgião Buco-maxilo-facial devido à alta complexidade anatômica presente. Além disso, pequenas discrepâncias são suficientes para causar distúrbios funcionais e estéticos significativos.

Palavras-chaves: Fratura orbital; Reconstrução de assoalho orbital; Protótipo de assoalho orbital

https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7299
PDF