Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
INFLUÊNCIA DO ISOLAMENTO OBRIGATÓRIO NO SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL EM UM HOSPITAL DE TRAUMA NÍVEL 1 DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19).

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia do Novo Coronavírus 2019, afetou diversos países, devido à alta virulência do SARS-Cov-2, o protocolo recomendado para prevenir a infecção é o isolamento social.

OBJETIVO: Comparar o número de pacientes internados e seus dados epidemiológicos em um Hospital do Trauma após a declaração do estado de pandemia e na primeira semana de isolamento obrigatório, com o mesmo período em 2019.

METODOLOGIA: Estudo retrospectivo dos prontuários dos pacientes internados no Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital João XXIII, entre 24 de março a 31 de março de 2020 e 2019. A coleta de dados contemplou um total de 129 prontuários.

RESULTADOS: Houve redução de 52,27% no total de pacientes e 76,34% no total de consultas do serviço durante o bloqueio. Todos os grupos apresentaram diminuição da significância com eventos de acidentes de trânsito, o grupo de 11-20 anos apresentou aumento na correlação com violência e quedas. Ao comparar os dois gêneros com as etiologias, o masculino apresentou aumento na correlação com violência e quedas. O gênero feminino apresentou correlação apenas com causas menores. Nenhuma significância válida foi observada ao comparar mulheres com eventos de violência.

 

 

CONCLUSÃO: O lockdown é uma forma eficaz de reduzir não só a transmissão do COVID-19, mas o uso e ocupação hospitalar, o que traz um duplo benefício ao sistema de saúde no momento da pandemia.

https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7297
PDF