Resumo
INTRODUÇÃO: O Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) é um diferencial de qualidade para a formação profissional. O objetivo do Exame de Qualificação é verificar a capacidade de síntese, avaliar a maturidade do residente na sua área de investigação, bem como a metodologia da pesquisa a ser desenvolvida.
OBJETIVO: Descrever e analisar os resultados das avaliações dos projetos de pesquisa dos Residentes nas bancas de qualificação da FHEMIG em 2021.
METODOLOGIA: Estudo descritivo com a análise dos resultados obtidos após a qualificação de 56 projetos de pesquisa dos residentes do segundo ano dos 6 programas de Residência em Área Profissional da Saúde na FHEMIG. Seguindo o calendário letivo anual, os projetos foram divididos em 8 sessões de apresentação on-line que aconteceram entre os dias 22 e 30 de abril. Cada projeto foi avaliado um parecerista convidado que atribuíram uma nota de 0 ("não atendeu ao requisito") a 10 ("atendeu plenamente ao requisito") para cada item da avaliação: introdução, justificativa, objetivos, material e métodos, benefícios, riscos e considerações éticas, cronograma e orçamento e formatação. Os dados desta análise foram compilados e analisados no Excel.
RESULTADOS: Os itens pontuados nos projetos apresentaram médias relativamente altas (média geral = 9). Tiveram menores médias: “justificativa” (8), “objetivo” (8) e “material e métodos” (7). Os programas apresentaram médias iguais no item “formatação” (9), o que possivelmente tem relação com a boa adesão ao modelo padronizado pela CRS. Quanto ao item “material e método”, os programas PRMS-HJXXIII, PRMS-HRAD e PRAPS-EO apresentaram as melhores médias (8). Observou-se melhor desempenho das profissões fisioterapia e fonoaudiologia em relação às demais, o que pode ser atribuído, em parte, às divergências encontradas também nas médias entre os pareceristas, já que a nota é avaliador-dependente. As notas atribuídas nos itens “objetivo” e “material e métodos” apresentaram maiores diferenças entre as médias.
CONCLUSÃO: concluiu-se que há uma maior fragilidade na redação científica da justificativa, dos objetivos e da metodologia dos projetos, além de relativa heterogeneidade nas análises dos pareceristas. Ações direcionadas para estes pontos podem contribuir para elevar a qualidade dos projetos e dos trabalhos publicados.