Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ESTRIDOR NA PEDIATRIA- RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO: estridor é um sintoma comum dentro da pediatria com várias possibilidades diagnósticas, e para isso, o pediatra deve estar atento para identificá-las. 
DESCRIÇÃO DO CASO: lactente de 4 meses, masculino, peso 3.695g, atendido no ambulatório de Pneumologia Pediátrica, com estridor, referido desde o nascimento, esforço respiratório moderado, tiragem intercostal com diagnóstico de laringomalácea. Ao exame físico: hipocorado +/4+, hidratado, acianótico, anictérico, afebril, Sat O2 94% cateter nasal 1L/min, freqüência respiratória 60 Irpm, com esforço moderado, estridor, roncos de transmissão e tiragem intercostal. Aparelho cardiovascular, abdominal, genital sem alterações. Apresentava peso abaixo do escore Z-3. Foi necessário avançar na propedêutica pois a criança mantinha o estridor, esforço respiratório e dificuldade de ganho de peso. Sem história patológica pregressa significativa. Nos exames de imagem a tomografia de tórax evidenciou estrias atelectásicas esparsas nos lobos superiores e lobo inferior de pulmão esquerdo. Ausência de adenomegalia mediastinal. Coração e vasos da base de aspecto anatômico. Realizou-se a broncoscopia  onde se observou paralisia de pregas vocais bilateral através da fenda glótica, com indicação de traqueostomia. Traquéia e brônquios endoscopicamente normais. Procedimento de traqueostomia foi realizado com melhora significativa do padrão respiratório da criança, com entrada de ar bilateral simétrica, sem esforço, sat 98% em ar ambiente e recuperação nutricional.
DISCUSSÃO: Várias causas de estridor em lactentes são descritas na literatura levando o médico assistente a pensar nestas possibilidades e, partir para ampliar a propedêutica, caso a anamnese e exame físico não sejam suficientes para se fechar o diagnóstico.  São descritas como causas de estridor em lactentes a laringomalácea, paralisia de pregas vocais, estenoses de laringe, membranas laríngeas, anel vascular, estenose subglótica entre outras.
CONCLUSÃO: Assim, diante de lactentes com estridor e evolução atípica deve-se indicar a broncoscopia que possui papel fundamental no esclarecimento diagnóstico diante das várias possibilidades de diagnósticos diferenciais.

https://doi.org/10.21450/rahis.v18i4.7249
PDF