Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
OS DESAFIOS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

Resumo

- Objetivo: Este artigo tem por objetivo identificar os principais desafios gerenciais para a implantação de inovações em organizações hospitalares.

- Método: Sua elaboração se deu por meio de uma abordagem qualitativa com método hipotético dedutivo através de uma revisão bibliográfica e o software VOSviewer foi utilizado para construção de tabelas e mapas conceituais.

- Fundamentação teórica: A literatura apresenta vários conceitos para o termo inovação, entre os quais pode ser apresentado o conceito seminal defendido por Schumpeter (1942) e, de maneira mais contemporânea autores como Blanch et al, (2014) e Candido, (2018), têm se dedicado a estudar o tema, porém, embora tenha havido um aumento das publicações sobre o tema inovação, a maioria das abordagens encontradas na literatura ainda exploram o tema relacionando-o ao setor de manufatura.

- Resultados: o artigo destaca que a implantação de inovações deve ser enxergada como um processo que requer o aprendizado de novos padrões e competências e que, entre os principais desafios gerenciais estão: a necessidade de desenvolver um ecossistema devidamente alinhado, envolvido e comprometido com a implantação de práticas inovadoras; envolver os gerentes de nível médio no processo de inovação; promover uma integração entre os elos internos e externos; desenvolver um método de gestão capaz de explorar as habilidades conjuntas da empresa e dos stakeholders e desenvolver uma filosofia de empresa inovadora no setor de saúde, pois a capacidade de inovar está relacionada à postura da gestão estratégica exercida na organização.

- Conclusões/contribuições: O artigo apresenta contribuições acadêmicas e gerenciais. As contribuições acadêmicas são observadas ao elaborar um framework conceitual sobre os principais desafios gerencias para a implantação de inovações em organizações hospitalares. Já as contribuições gerenciais fornecem aos gestores um conjunto de pontos de atenção que, se devidamente observados, poderão contribuir para minimizar as possíveis barreiras presentes quando da implantação de inovações em organizações hospitalares. Por fim, o artigo apresenta suas limitações e as recomendações para a realização de futuras pesquisas.

https://doi.org/10.21450/rahis.v17i3.6495
PDF