Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DA QUALIDADE NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E DESAFIOS

Resumo

Resumo: A acreditação é um metodo para a excelência em gestão e assistência em saúde. Objetivou-se, por meio de uma revisão integrativa da literatura, identificar características e avanços da acreditação nos hospitais brasileiros e as dificuldades do serviço de gestão da qualidade. Foram rastreados 702 estudos nas bases de dados eletrônicas, que após elegibilidade considerou-se 08 artigos para esta revisão, publicados entre 2011-2018. A rede privada representou 65% dos locais de estudo e a Organização Nacional de Acreditação foi a principal certificadora (75%). Os enfermeiros realizaram 75% dos estudos, sendo relevantes na gestão da qualidade. Os hospitais buscam na acreditação aprimorar a gestão e a segurança do paciente, aumentar a produção e a competição no mercado. É primordial sensibilizar colaboradores, manter comunicação eficiente e valorizar o profissional. Há dificuldades com a mudança da cultura organizacional e a rotatividade de funcionários. A acreditação promoveu a satisfação e o reconhecimento profissional, a padronização de processos, a consolidação de programas de educação, a segurança do paciente e a avaliação contínua dos serviços e desempenho profissional.

 

Palavras-chave: Acreditação hospitalar; Gestão da qualidade; Gestão em saúde.

https://doi.org/10.21450/rahis.v17i4.6347
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