Gestão por Competências: uma Avaliação das Práticas de Gestão de Pessoas em uma Instituição Pública de Ciência e Tecnologia em Saúde

Resumo

Esta investigação objetiva avaliar criticamente os desdobramentos do modelo de gestão por competências nas práticas de gestão de pessoas de uma instituição pública de ciência e tecnologia em saúde. Para o desenvolvimento deste estudo adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, baseado em uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de observação, pesquisa documental e aplicação de uma entrevista semiestruturada com um gestor de recursos humanos. As evidências foram submetidas à análise de conteúdo, guiada por categorias estabelecidas a partir da literatura sobre a gestão por competências e suas implicações nas práticas de gestão de pessoas. Os resultados evidenciaram a existência de um modelo de gestão por competências que necessita de ajustes em sua estruturação e execução.

Biografia do Autor

Fernando Victor Cavalcante, Analista de Gestão em Saúde da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Fundação Oswaldo Cruz (Cogepe/Fiocruz).
Mestrando em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Gestão de Organizações em C&T em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Thiago Borges Renault, Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
2018-12-27
Seção
Artigos