PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Severino Dias Carneiro Universidade FUMEC
  • Lousanne Cavalcanti Barros Faculdade Novos Horizontes
  • Jeferson Gonçalves Oliveira NUPAD/UFMG
Palavras-chave: Prontuário eletrônico do paciente, Modelo de aceitação tecnologia, Profissionais da saúde

Resumo

Diversas inovações tecnológicas foram incorporadas no setor de saúde quanto ao controle e gestão de informações sobre histórico do paciente. Buscando atender as premissas propostas pelo modelo TAM, no contexto específico de gestão hospitalar, o problema de pesquisa foi: Como usuários de prontuário eletrônico do paciente percebem a utilidade e facilidade desta tecnologia em seu cotidiano? Pretendeu-se desenvolver estudo descritivo cujo objetivo foi descrever e analisar as variáveis que influenciam na percepção da utilidade e facilidade de uso de prontuário eletrônico do paciente, sob o ponto de vista dos profissionais da área da saúde da região Metropolitana de Belo Horizonte. O questionário eletrônico foi enviado a profissionais que atuam na área da saúde, por meio da técnica de snow ball e por acessibilidade e disponibilidade. Os resultados apontaram que ocorre utilidade percebida com o uso da tecnologia, sendo que alguns profissionais indicaram dificuldades de uso. Os resultados e discussões gerados nesta pesquisa, apesar das limitações, indicam a importância de novos estudos que envolvam a saúde e a importância da tecnologia para a sociedade.

Biografia do Autor

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Doutora em Economia Aplicada pela UFV, Professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento -  Universidade FUMEC / MG- Brasil

 

Severino Dias Carneiro, Universidade FUMEC
Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Professor da FEA/FUMEC, membro do Grupoo de Pesquisa GEICE/Cnpq.
Lousanne Cavalcanti Barros, Faculdade Novos Horizontes
Doutora em Administração pela UFMG, Pós Doutorado em Administração pela Univali, Pesquisadora do GEICE/Cnpq
Jeferson Gonçalves Oliveira, NUPAD/UFMG
Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Membro do NUPAD/UFMG e pesquisador do GEICE/Cnpq
Publicado
2017-08-08
Seção
Artigos