Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Utilização dos alertas de controle como ferramenta para a fidelização da clientela de pediatria em um ambulatório público
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Palavras-chave

Absenteísmo
Fidelização
Alertas de controle
Administração Hospitalar
Gestão Operações Serviços

Resumo

O absenteísmo às consultas de pediatria no serviço público tem comprometido o atendimento à demanda, acarretando o desequilíbrio do sistema de agendamento devido à reutilização do fluxo de atendimento. Em pediatria, na maioria dos casos atendidos, necessita de controle mensal, o não comparecimento à consulta interfere na resposta do diagnóstico, no esquema terapêutico e na qualidade de vida dessas crianças. O Serviço Social promove o retorno à consulta evitando que se permaneça muito tempo sem atendimento médico ou sem medicação. Buscou-se, como solução, alertas de controle (red flags) no sistema de agendamento desencadeando providências em engajar a mãe no comparecimento às consultas. O trabalho foi desenvolvido na especialidade de Neonatologia de Recém Nascido de Alto Risco (NRNAR) onde a taxa de absenteísmo no mês de abril estava em 38%, e após a implantação dos alertas de controle no mês de maio, reduziu para 11%. Fica visível a redução do absenteísmo mediante a utilização dos alertas de controle pelo sistema de agendamento, e a intervenção de equipe multiprofissional para conscientização da mãe visando a fidelização dessa clientela.

https://doi.org/10.21450/rahis.v12i3.2696
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