Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o fluxo da gestão informacional, nos setores de Recepção e Enfermarias, do Hospital e Maternidade Municipal de Pimenta Bueno - RO. O fluxo de informações entre os dois setores é importante para a sociedade, principalmente no horário de visitas ao hospital. Quando um usuário vai até o Hospital, na intenção de realizar uma visita ou obter informações sobre pacientes internados, o recepcionista carece de informações atualizadas, precisas e úteis. O aumento do volume de informação apresenta desafios quanto à disseminação com qualidade. O que implica na maneira como se obtém a informação e a organiza, considerando ainda por qual motivo ela deve ser utilizada e em qual tipo de decisão ela influenciará. A informação para o benefício público justifica-se pelo esforço coletivo de melhorar o funcionamento, a eficiência e a qualidade da assistência prestada pelos hospitais. O estudo de caso foi embasado pela triangulação das fontes: o levantamentodados documentaisl, a oobservação não participante, comentrevistas semiestruturadas com sao diretor geral do hospital e os coordenadores, além dea aplicação de questionário a 81 colaboradores dos setores dee Enfermarias e Recepção. Foram destacados aspectos que contribuem para a eficiência do processo de interação do usuário frente às suas necessidades de informação. Para tanto, identificaram-se os processos de trabalho que demonstram a integração das áreas mediante o fluxo de informações gerado em razão do uso do sistema, as possibilidades de expansão e a preferência dos usuários a respeito de ações de gestão da informação. Os resultados obtidos sinalizam a fragmentação da informação que propicia informações com ausência de sincronia entre Recepção e Enfermaria, o que gera constrangimento a familiares. Tal processo dura em média 10 (dez) minutos e é feito em média 25 (vinte e cinco) vezes por dia totalizando, mais de 4 (quatro) horas diárias para a atividade. Os dados analisados revelam que o usuário é prejudicado pelo cenário atual, pois as informações não são confiáveis e não acontecem em tempo real. Constatou-se que a ausência de recursos de informática impede a execução de algumas tarefas; e, a extensão para outras áreas, com a implantação de novas funcionalidades compatíveis aos processos de trabalho.