INVESTIGAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO UTILIZADOS PELOS HOSPITAIS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

  • Yuri Gomes Paiva Azevedo UFRN http://orcid.org/0000-0002-0830-0214
  • João Victor Joaquim dos Santos UFRN
  • Anailson Marcio Gomes UFRN
  • Daniele da Rocha Carvalho UFRN
  • Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira UFRN
Palavras-chave: Métodos de Custeio, Gestão de Custos Hospitalares, Tomada de Decisão

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os métodos de custeio utilizados pelas entidades hospitalares do município de Natal/RN. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem trinta e uma instituições cadastradas como hospitais gerais e especializados no munícipio de Natal/RN, dentre elas, treze concordaram em participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada, no período de abril a julho de 2014, por meio de entrevistas estruturadas com os gestores hospitalares. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise descritiva e inferência estatística, através da realização do teste qui-quadrado. Os resultados demonstraram que, enquanto a maioria dos hospitais utiliza o método de custeio por absorção, apenas três utilizam métodos de custeio paralelos para a tomada de decisão, tendo em vista que dois hospitais utilizam o custeio variável e um o método ABC. Foram descritos pelos gestores como motivos para a não implantação desses métodos a falta de mão de obra especializada, alto custo e complexidade de implantação de um método de custeio, além de aspectos culturais da entidade.

Biografia do Autor

Yuri Gomes Paiva Azevedo, UFRN
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Mestrando em Ciências Contábeis do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UFRN. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Avançados para a Sustentabilidade e Contabilidade e Avaliação Econômica e Financeira de Políticas Públicas. Atua nas áreas de Contabilidade Gerencial e Finanças Corporativas.
João Victor Joaquim dos Santos, UFRN
Mestrando em Ciências contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Administração Financeira (2012). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Graduado em Gestão Financeira pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor da Universidade Potiguar (UNP). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Custos Hospitalares e Finanças Comportamentais.
Anailson Marcio Gomes, UFRN
Doutorado em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/ UFPB/ UFRN (2013). Mestrado em Administração (Finanças de Empresas) pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986). Graduação em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (2012). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Societária e Custos Hospitalares, atualmente exercendo a função de Pro-Reitor de Administração da UFRN.
Daniele da Rocha Carvalho, UFRN
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2010) e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, Contabilidade Pública, Contabilidade Financeira e Atuária.
Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, UFRN
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Atualmente é professor do departamento de Ciências Contábeis da UFRN e do Centro Universitário FACEX (UNIFACEX). Também é Diretor Adjunto do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da UFRN. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Custos, Controladoria e Contabilidade Gerencial.
Publicado
2017-08-08
Seção
Artigos