Resumo
Na gestão estratégica competitiva, o grande desafio é alinhar o planejamento estratégico com o estabelecimento de medidas, metas e iniciativas para a realização dos objetivos empresariais. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que proporciona este alinhamento e fornece informações para o monitoramento do negócio e tomadas de decisão consistentes e ágeis. Considerando o exposto, este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de gestão estratégica para uma Clínica de Cirurgia Plástica, por meio da estruturação de um BSC, contribuindo para que a organização possa, além de monitorar resultados financeiros, acompanhar o progresso na construção da aquisição de ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos se considera exploratória. As estratégias de pesquisa utilizadas foram bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que: (i) as estratégias da organização estão traduzidas em iniciativas e ações; (ii) os objetivos estratégicos foram transformados em metas operacionais; e (iii) o mapeamento estratégico da clínica gerou uma visão holística e alinhada das estratégias.