DESEMPENHO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE OS INDICADORES DE SAÚDE OBSERVADOS NO DATASUS, NO PERÍODO DE 2012 A 2017.

  • Rodrigo Cassimiro de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Lilian Ferrugini UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Nivaldo Calixto Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Mozar José de Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Palavras-chave: Redes de Atenção à Saúde, Indicadores, Análise Fatorial.

Resumo

O presente artigo se propôs investigar os impactos dos investimentos financeiros em saúde nos indicadores de performance das redes de atenção à saúde nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. Para isso, o referencial teórico comenta brevemente as redes interorganizacionais, os processos de cooperação e os indicadores elencados pelo DATASUS. O período de análise consistiu no intervalo entre 2012 e 2017. A abordagem metodológica é quantitativa, de caráter conclusivo com utilização de técnica estatística multivariada de interdependência, denominada Análise Fatorial. Os resultados apontaram três fatores que explicam 53,76% da variância total ('Cobertura da Atenção Básica', 'Urgência e Emergências' e 'Saúde Infantil e Psicológica') e sinalizam para dimensões que demandam maior atenção ao investir recursos em Saúde Pública. As conclusões indicam que alguns questionamentos e aspectos mais pontuais precisam de esclarecimentos que podem ser oferecidos por outras pesquisas. Sugere-se pesquisas que utilizem de análise sociométrica para compreender a formação das Redes de Atenção à Saúde.

Biografia do Autor

Rodrigo Cassimiro de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), área de concentração em Marketing, Estratégia e Inovação. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS e do Núcleo de Estudos em Gestão como Prática  - NEGEP/UFLA. Professor Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Arcos. Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, com ênfase nos seguintes temas: RSE, experiência de consumo, formação discente, análise de discurso e Antropomarketing.
Lilian Ferrugini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
Docente do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Carmo de Minas); Mestra e Doutoranda em Administração (Estratégia, Marketing e Inovação) pela Universidade Federal de Lavras - MG. MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Possui também experiência na área acadêmica de Administração na modalidade a distância.
Nivaldo Calixto Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Mestre em Administração, linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Marketing e Inovações. Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em bibliotecas universitárias, atuando principalmente nos seguintes áreas: referência, ensino, pesquisa, normalização bibliográfica, gestão do conhecimento e da informação, tecnologia e segurança da informação.
Mozar José de Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Foi Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho.Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ.
Publicado
2018-06-11
Seção
Artigos