ANÁLISE DE FATORES PREDITORES DA PRÁTICA DO SEXO SEGURO NO GÊNERO FEMININO

  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Marketing Social. Lógica Dominada por Serviço. Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade-3M. Sexo Seguro

Resumo

De acordo com as premissas da Lógica Dominada por Serviço, o valor é cocriado na integração de recursos de diferentes atores, e é definido pelo beneficiário do serviço. Entre esses recursos estão traços de personalidade que, se estimulados, podem levar a uma mudança efetiva de comportamento, como por exemplo, à adoção frequente de uso de preservativo. Após pesquisa bibliográfica sobre a cocriação de valor, elaborou-se modelo conceitual, baseado no Modelo 3M, que foi testado empiricamente junto à amostra de estudantes do sexo feminino dos cursos noturnos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na cidade de Teófilo Otoni-MG. Uma vez efetuada a coleta de dados via aplicação de questionários, a análise dos dados revelou que o traço de personalidade “número de interações”, ligado a ações em grupo, tem maior influência sobre a cocriação de valor que o traço “motivação para a saúde”, ligado a características individuais.

Biografia do Autor

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Departamento de Administração, área de Finanças e Marketing
Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Cepead - Face - UFMG

Linha de pesquisa: Marketing, Estratégia e Inovação

Publicado
2018-04-09
Seção
Artigos