CANNABIS SATIVA: ASPECTOS RELACIONADOS AO CONSUMO DE MACONHA NO CONTEXTO BRASILEIRO

  • Jefferson Rodrigues Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Caíssa Veloso e Sousa Centro Universitário UniHorizontes
  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-0456-7146
  • José Edson Lara Possui Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa; Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais); Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977). É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores e oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e sessenta bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É Editor da Revista Gestão & Tecnologia. Fellow da Bentley University - Massachusetts - USA. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa em Neurociências na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.
Palavras-chave: Cannabis Sativa, Marketing Social, Políticas Públicas

Resumo

Atualmente, a Cannabis Sativa é a terceira substância mais utilizada em todo o mundo, ficando atrás apenas do álcool e do cigarro. Mediante a este cenário, o presente estudo tem como objetivo identificar quais são os principais aspectos relacionados ao uso da cannabis sativa, segundo a percepção de usuários e não usuários declarados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, por meio de uma survey aplicada em 499 indivíduos brasileiros. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória. A partir dos resultados alcançados neste estudo tornou-se possível questionar até que ponto a responsabilidade pelo abuso de substâncias proibidas, não apenas a cannabis sativa, mas outras que podem se classificar como psicoativas, é prioritariamente de cunho dos governos. A partir do presente artigo pode-se refletir acerca do papel da sociedade para a inclusão de determinados grupos que são mais vulneráveis a associação com a substância.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Administração (UFMG), Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Foi bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Atua como professor na Faculdade Novos Horizontes, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Qualidade e Gestão comercial. Orientador e professor da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso desde janeiro/2016. Pesquisador voluntário no Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações (NECOP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Caíssa Veloso e Sousa, Centro Universitário UniHorizontes
Professora titular do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pró-Reitora de Pós-Graduação (desde setembro de 2017) e Coordenadora do curso de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes (desde maio de 2016), onde é Professora e Pesquisadora. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - NUPEC.
Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Administração (UFMG - CEPEAD/FACE), Mestre em Administração (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas/ IEC - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações da UFMG e, do Projeto Gestão Contemporânea de Mercados da Fundação Dom Cabral (FDC). Foi professora nos cursos de graduação em Administração no CEFET-MG (disciplinas: Administração Mercadológica II, Comportamento do Consumidor e Metodologia de pesquisa), Administração e Marketing no Centro Universitário UNA (disciplinas: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing); Administração e Ciências da Informação da PUC Minas (Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação), da pós-graduação no UNIBH (Branding e Comunicação) e da pós-graduação no UNILESTE (Pesquisa Qualitativa). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (UFMG e CEFET-MG) e Pós-graduação (UNIBH).Possui publicações em periódicos, além de artigos publicados em eventos nacionais e internacionais
José Edson Lara, Possui Doutorado em Ciências Econômicas e Empresariais - Universitat Autònoma de Barcelona (1993) com Tese na área de Consultoria em Estratégia Corporativa; Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1986), com área de concentração em Marketing (Negócios Internacionais); Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1977). É professor aposentado como Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de setenta artigos em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Publicou seis capítulos de livros e quatro manuais. Orientou oito Doutores e oitenta e oito Mestres. Participou em mais de trezentos e sessenta bancas de Doutorado e Mestrado e de cento e cinquenta e cinco de Especialização. Atuou como executivo na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e no serviço público (área fazendária), sempre em cargos de direção. Prestou serviços como Consultor Corporativo, nas áreas Estratégica e Estrutural, em diversas organizações, públicas e privadas. Ministrou cursos de MBA e de Mestrado em vinte e cinco instituições públicas e privadas. Foi Assessor da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais. Tem sido conferencista em diversas instituições, nacionais e internacionais. É Editor da Revista Gestão & Tecnologia. Fellow da Bentley University - Massachusetts - USA. É professor e orientador no curso de Mestrado das Faculdades Pedro Leopoldo. Tem atuado no ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de: Marketing, Negócios Internacionais, Estratégia Corporativa, Gestão de Produtos e Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa em Neurociências na UFMG, USP e UNIFESP. É Sócio-Diretor da Future Consulting, empresa de Consultoria em Inteligência Competitiva e Estratégica.
Fundação Pedro Leopoldo
Publicado
2018-06-11
Seção
Artigos