Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Chamada de Artigos para o Dossiê “Inovações na gestão da política e promoção da saúde”

Comitê editorial convidado
Prof. Ivan Beck Ckagnazaroff
ivanbeck00@gmail.com
Carmen Pineda Nebot
carmenpinedanebot@hotmail.com
Silvia M. M. Costa
silmag.costa@gmail.com


A Revista de Administração Hospitalar e Inovação na Saúde (RAHIS) e a Comissão de Pesquisa do Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública (CoPE – GEGOP) abrem a chamada de trabalhos para a edição do Dossiê “Inovações na gestão da política e promoção da saúde”.


A RAHIS, que possui um longo percurso no campo das publicações acadêmicas voltadas para área da saúde no Brasil, juntamente com a Comissão de Pesquisa do Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública CoPE – GEGOP (grupo de pesquisadora/es de diversos países), objetivam por meio desse Dossiê, apresentar trabalhos relacionados à temática da inovação na gestão de políticas, bem como na prestação de serviços de saúde.


Espera-se que o Dossiê “Inovações na gestão da política e promoção da saúde” contribua para uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelos múltiplos atores envolvidos na saúde, setor de relevância para a sociedade, por meio das diversas abordagens de pesquisa que tratam desse setor de relevância para a sociedade como um todo.


Acredita-se que o Dossiê sirva para canalizar um conjunto de estudos que possam contribuir para um olhar crítico e construtivo em relação à Saúde, especialmente, em um momento de profunda crise sanitária mundial causada pela COVID-19 de grande demanda por atitudes governamentais que reflitam as exigências técnicas, inerentes ao atual momento, e as complexas necessidades das sociedades que se agravam pelas desigualdades socioeconômicas aprofundadas com as crises sanitária e econômica.


Os seguintes eixos de trabalho são de especial interesse para o Dossiê:
1 - Relação entre o público e o privado na prestação de serviços de Saúde.
2 - Inclusão e participação social em políticas públicas e nas práticas de Saúde Coletiva.
3 - Desafios voltados para eficiência e efetividade em serviços de Saúde.
4 - Impactos de políticas econômicas fiscais restritivas em políticas e serviços de Saúde.
5 - Transparência e accountability em iniciativas público-privadas na área da Saúde.
6 - Avaliação de resultados em serviços e políticas de Saúde.
7- Consórcios intermunicipais e capacidade de resposta por parte dos governos municipais em relação as demandas da sociedade relacionadas com a Saúde.
8- O papel de espaços deliberativos na gestão de políticas públicas de Saúde.
9 - Atuação do Terceiro Setor em prestação de serviços voltados para grupos sociais vulneráveis (idosos, mulheres negras pobres, GLBT, indígenas).

10 - Políticas de Saúde no enfrentamento de desigualdades socioeconômicas, raciais, de gênero.


Chamamos a atenção para as informações a serem seguidas para envio de artigos:
1 – Acessar o site da revista através do link: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/about/submissions, verificar as condições e diretrizes para autores;
2 – Adequar o artigo às condições e diretrizes para autores, como consta no site da revista, no link acima, com especial atenção para as orientações sobre ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARTIGO;
3 – Realizar cadastro no site da revista;
4 – Realizar submissão do artigo no site da revista e informar, no campo “comentários para o editor”, que faz parte da chamada de artigos para o Dossiê Inovações na gestão da política e promoção da saúde CoPE – GEGOP (Comissão de Pesquisa do Grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública).


O prazo limite para submissão dos artigos é, impreterivelmente, as 23h59 do dia 31.03.2021.


A previsão de publicação do artigo, após o processo editorial, será a partir do 2º trimestre/2021.


O Dossiê conterá o mínimo de cinco artigos. Caso não seja alcançando o quantitativo mínimo os trabalhos poderão ser publicados nas edições regulares da RAHIS.