Questão de gênero no empreendedorismo: Desafios na consolidação da atividade empreendedora feminina no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29327.223163.10-1-1Resumo
A presente pesquisa busca estudar os fatores que dificultam a estabilização dos empreendimentos realizados por mulheres no Brasil, levando em conta os aspectos econômicos, sociais e culturais que circunscrevem as questões de gênero . Desse modo, apresenta-se, em primeiro lugar, discussões referentes à ocupação no mercado de trabalho pelas mulheres, ao panorama do empreendedorismo feminino no país e ao processo de criação de empreendimentos femininos. Em segundo lugar, realiza-se testes de hipótese das taxas de empreendedorismo por gênero entre 2012 e 2019, com base no banco de dados da Global Entrepreneurship Monitor, a fim de confirmar analiticamente as disparidades existentes nas taxas de empreendimentos estabelecidos (TEE) segundo gênero. Por fim, associa os resultados à literatura existente sobre desigualdade de gênero no empreendedorismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).