A ORIGEM DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL:
algumas contribuições e referências que rememoram este processo
DOI:
https://doi.org/10.29327/223163.9.1-5Resumo
Este trabalho, parte integrante da pesquisa “PET UFMG 1985-2005: seu legado e sua história”, concentra se em historiar a concepção do Programa de Educação Tutorial, com o intuito de detalhar seus princípios e fundamentos. Originalmente denominado Programa Especial de Treinamento, o PET foi diretamente inspirado em um experimento acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, o Sistema de Bolsas, criado em 1954. Neste artigo traçamos um paralelo entre os princípios do Sistema de Bolsas da FACE e a proposta original do PET, conforme instituído em 1979 pela CAPES.
Palavras-chave: programa, pesquisa, ensino, extensão, história.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).