Apresentação da abordagem da complexidade econômica aplicada à economia do desenvolvimento:
Síntese e principais agendas de pesquisa
Resumo
Resumo: Esse artigo busca sintetizar as contribuições de Hausmann et all (2005), Hidalgo et al (2007) e Hidalgo e Hausmann (2009) para a literatura sobre desenvolvimento econômico com a criação do product space e o índice de complexidade econômica, explicando quais são as suas principais implicações. Não obstante, apresentamos quatro das principais agendas de pesquisa envolvendo a complexidade econômica, vis a vis, como variável para representar mudança estrutural, como variável de sofisticação do comércio internacional e da economia regional, literatura sobre desigualdade e como auxiliar na instrumentalização de políticas públicas.
Palavras chave: Complexidade econômica, índice de complexidade econômica, Product space, agendas de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).