Por uma práxis contra hegemônica no Sul Global: decrescimento, pós- desenvolvimento e economia solidária entre Brasil-Índia

Autores

  • Bruno Siqueira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Américo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Decrescimento, Outra Economia, Pós-desenvolvimento, Brasil-Índia, Economia Solidária.

Resumo

O presente artigo busca trazer algumas contribuições para o debate do decrescimento, do pós-desenvolvimento e da economia solidária a partir de uma perspectiva pós-colonial e da Outra Economia. Nesse sentido, espera-se i) propor uma discussão das possíveis contribuições a partir das categorias e conceitos desenvolvidos no escopo do decrescimento e do pós-desenvolvimento; ii) evidenciar experiências de práxis contra hegemônicas no Sul Global, em especial no Brasil e na Índia; iii) por fim, situar essas novas experiências dentro da abordagem da Outra Economia. Ao fim, busca-se contribuir, em maior ou menor grau, para um debate sobre as experiências contra hegemônicas do Sul Global como formas de estabelecimento de um novo paradigma ao desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

FERNANDES, B. S.; DA SILVA, A. A. Por uma práxis contra hegemônica no Sul Global: decrescimento, pós- desenvolvimento e economia solidária entre Brasil-Índia. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21-33, 2018. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/4640. Acesso em: 22 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos