O Discurso no Cinema Brasileiro da Década de 60: modernidade, urbanização e brasilidade
Resumo
Este trabalho pretende, dentro do escopo dos estudos culturais, analisar a construção do cinema brasileiro enquanto um projeto a partir do discurso cinematográfico da década de 60. Para tal tarefa, analisamos três filmes dentro desse recorte: Terra em Transe, São Paulo S.A. e A Grande Cidade. Nesse sentido discutimos nossa interpretação sobre o modo com que modernização, urbanização e vida cotidiana moderna estão presentes nos filmes em questão com forte diálogo com as questões nacionais, bem como estão dentro de um conjunto de obras que é um momento da consolidação de um sistema de produção e recepção nacional de cinema no país.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).