MÉTODO PARA ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS NA ÁREA DA SAÚDE

Claudio José Carvajal Jr., Luiz Teruo Kawamoto Jr.

Resumo


Resumo: em muitos empreendimentos da área da saúde, o proprietário/gestor não tem conhecimento de estratégia empresarial, levando a uma falta de estratégia ou mal direcionamento da empresa. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um método simplificado para a elaboração e acompanhamento da estratégia de negócios de empresas da área da saúde. Com um software desenvolvido para apoiar o método, os gestores terão um apoio para elaborar e monitorar sua Visão, Missão, Valores e objetivos estratégicos, contribuindo para um melhor gerenciamento. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre estratégia empresarial, que possibilitou a criação de requisitos para desenvolvimento do sistema. Em seguida desenvolveu-se um software para estabelecimento e monitoria dos objetivos estratégicos das organizações, que foi avaliado por testes exploratórios em três empreendimentos e mais três empreendimentos como grupo controle; o método foi avaliado também por especialistas em informática, que analisaram o software; e especialistas em administração, que analisaram conceitos de estratégia colocados no método. Os resultados mostraram que o método e o software foram validados nas três formas de avaliação.


Palavras-chave


estratégias; Administração Hospitalar; Gestão em Saúde; Informática Médica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v13i3.3689

Site melhor visualizado com o navegador Mozilla Firefox.