Estudo Qualitativo Dos Principais Atributos que Determinam a Percepção de Qualidade de um Programa de Rádio Educativo Universitário Conduzido por Alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Administração

Angélica Braga Cardoso, Romário Rocha Sousa, Daniel Francisco Bastos Monteiro

Resumo


Este artigo apresenta uma análise qualitativa dos principais atributos que determinam a qualidade percebida de um programa de rádio educativo universitário voltado para a divulgação do conhecimento em gestão para a comunidade não universitária. Para tanto, adotou-se um procedimento qualitativo para a coleta e tratamento dos dados. Utilizou-se a técnica de entrevistas individuais. Dez micros e pequenos empresários de diversos tipos de negócios, localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, foram entrevistados em profundidade. A análise do conteúdo das entrevistas revelou a existência de quatro categorias de atributos na formação da qualidade percebida, foram elas: gênero musical, horário do programa, conteúdo abordado e linguagem utilizada. Os resultados obtidos foram confrontados com o conteúdo e o formato do programa de rádio existente conduzido por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET)  do curso de Administração. Esta atividade permitiu a reformulação do programa e possibilitou uma reflexão pelo grupo de estudantes e gestores da Rádio acerca da forma como o programa deve ser conduzido e avaliado.   


Palavras-chave


Rádio educativa; Percepção da qualidade; Micro e pequenas empresas.

Texto completo:

PDF

Referências


BLOIS, M. Rádio Educativa no Brasil: uma história em construção. XXVl Congresso Anual em Ciência da Comunicação: Belo Horizonte-MG, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf> Acesso em: 10 abr. 2012.

GALLOWAY, R. L.; BLANCHARD, R. F. Variation in the perception of quality with lifestage in retail banking. International Journal of Bank Marketing, v. 14, n. 1, p. 22-29, 1996.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

HAYES, B. E. Medindo a Satisfação do Cliente, Rio de Janeiro : Qualitymark, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Multiface Online



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.