Festa e cidade: e ai?
Resumo
O presente trabalho é fruto das discussões promovidas na disciplina “Urbanização e Cultura” ministrada pelo Professor Roberto Monte-Mór, ofertada na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG no segundo semestre de 2014. Instigados tanto pelas várias faces do urbano quanto pelas tendências da cultura apontadas pela literatura trabalhada, resolveu-se retratar como a festa - segundo a concepção de Lefebvre – vem influindo no meio urbano de Belo Horizonte, através da sua dinâmica de ocupação da centralidade urbana e de sua participação na vida política na cidade. E, assim, evidenciou-se que é pela Festa que se vive o espaço urbano em sua plenitude, transformando-o em espaço de troca e interação, onde os cidadãos exercem seu direito à cidade ao apropriar-se das ruas, praças, parques e de toda a arquitetura urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).