Consumo de iPhone e identidade de classe

um estudo com indivíduos de baixa renda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6558

Keywords:

Classes sociais, Base da pirâmide, Comportamento do consumidor, Trickle down

Abstract

O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.

Author Biographies

  • Alyce Cardoso Campos, Universidade Federal de Lavras, Brasil

    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras, Brasil

    Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Ananda Silveira Bacelar, Universidade Federal de Lavras, Brasil

    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras, Brasil

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

References

Barbosa, L. (2004). Sociedade de consumo. Jorge Zahar, Rio de Janeiro.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo (L. Antero Neto, & A. Pinheiro, Trad.). Edições 70, Lisboa.

BH1: marketing e tecnologia. (2018). Apple. http://www.bh1.com.br/administracao-de-marketing/apple/

Bhattacharyya, A., & Belk, R. W. (2019). Consumer resilience and subservience in technology consumption by the poor. Consumption Markets & Culture, 1-19.

Bourdieu, P. (2008). A distinção: crítica social do julgamento (D. Kern, & G. J. F. Teixeira, Trad.). Zouk, Porto Alegre.

Bourdieu P. (2013). Capital simbólico e classes sociais. Novos estudos CEBRAP [online], (96), 105-115.

De Almeida Cunha, M. A. (2007). O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, 25(2), 503-524.

Filardi, F., Trinta, J. L., & Carvalho, B. (2015). Características do consumo de beleza na base da pirâmide: análise da percepção dos participantes do mercado. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 8(2).

Levrini, G. R. D., & Poletti, L. (2016). A experiência do estigma dos consumidores de baixa renda no encontro de serviços. Revista de Administração da UFSM, 9(2), 210-227.

Mccracken, G. (2003). Cultura & consumo. Mauad Editora Ltda, Rio de Janeiro.

Migueles, C. (2007). Antropologia do consumo: casos brasileiros. Editora FGV, Rio de Janeiro.

Minayo, M. C. de S. (2000). Fase exploratória da pesquisa. In Minayo, M. C. de S, O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (pp.89-104) (7a ed.). Abrasco.

Prahalad, C. K. (2005). The fortune at the bottom of the pyramid: eradicating poverty through profits. Pearson Education, New Jersey.

Senna, S. S., & Hemai, M. W. (2017). Significados Associados a Shopping Centers por Consumidores da Classe C. Revista de Administração da Unimep, 15(4), 93-116.

Silva, G. O. V. (1995). Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1(2).

Silveira, M. (2020). Pandemia escancara vulnerabilidade de 50 milhões da classe C. Notícias UOL. https://noticias.uol.com.br/colunas/marcos-silveira/2020/05/14/130-milhoes-pertencem-as-classes-cde-2-em-cada-3-brasileiros.htm

Simmel, G. (1957). Fashion. The American Journal of Sociology, 62(6), 541-558.

Stewart, C., & Cash Jr., W. (2015). Técnicas de entrevista: estruturação e dinâmica para entrevistados e entrevistadores. AMGH, Porto Alegre.

Veblen, T. (1912). The theory of the leisure class. Macmillan, Nova Iorque.

Vinuto, J. (2014). Amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44), 203-220.

Warde, A. et al. (2009). Culture, class, distinction. Routledge.

West, J., & Mace, M. (2010). Browse as the killer app: Explaining the rapid success of Apple's iPhone. Telecommunications Policy, 34(5-6), 270-286.

Published

2021-09-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda. (2021). Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6558