AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE PROCESSOS: CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA CONTÍNUA DA CADEIA DE VALOR EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE MINAS GERAIS

  • Leila Ribeiro de Oliveira Universidade Fumec http://orcid.org/0000-0002-4267-0964
  • Ronaldo Darwich Camilo Universidade Fumec
  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade Fumec
  • Plinio Rafael Reis Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Gestão por processos. Maturidade. Modelos de maturidade. Gestão hospitalar.

Resumo

A busca pela melhoria contínua na condução de atividades tem feito com que as organizações adotem cada vez mais modelos de gestão por processos e, consequentemente, modelos para avaliar a maturidade organizacional. Em hospitais, a busca pela melhoria em seus processos não é diferente. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a validade de uma nova abordagem de avaliação para a melhoria de processos organizacionais. Os resultados obtidos apontaram que o novo modelo proposto na pesquisa, denominado como Process Maturity Model Extended (PMME) mostrou-se válido e aplicável à avaliação de macroprocessos de uma cadeia de valor, com externalização do conhecimento de processos, realizada pelos próprios executores e responsáveis.

Biografia do Autor

Leila Ribeiro de Oliveira, Universidade Fumec

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas, especialização em Gestão Estratégica em Processos de Negócio pela Pontifícia Universidade Católica de Minas e  mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade Fumec (2017). Tem experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, gestão de projetos, gestão de processos de negócio (BPM), maturidade de processos e especificação de requisitos. Atualmente é scrum master de projetos mobile (IOS e Android) e consultora em gestão estratégica em processos de negócio.

Interesses de pesquisa: Modelagem de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação Mobile; Modelagem de Processos de Negócios; Arquitetura Organizacional.

E-mail: leilarib@gmail.com

Ronaldo Darwich Camilo, Universidade Fumec
Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Membro ativo da Academia Brasileira da Qualidade - ABQ, ingresso em 2017. Certificação Profissional em Analista III pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ. Professor do programa de strito sensu em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC 2014. Membro do Comitê dos Critérios de Excelência da FNQ de 2006 a 2013. Membro Senior da ASQ. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais de 1983 a 2011. Foi Diretor de ensino do CEFET MG. Membro do Conselho curador da UTRAMIG 2008 a 2014. Membro do Conselho do SENAC MG de 2007 a 2011. Membro do Conselho técnico do Instituto Qualidade Minas desde 1998. Juiz de 2009 a 2013 do Prêmio SEBRAE MPE MG. Atuação como executivo em indústrias, serviços e orgãos públicos. Mentor em Excelência da Gestão, Gestão Estratégica, Gestão de Processos e da Qualidade. Desenvolve sistemas da qualidade e orientação em Gestão para Resultados. Atua com avaliação e exame da Excelência em Gestão em ciclos do Prêmio NAcional da Qualidade até 2016. Coordenador de 44 turmas de cursos de pós-graduação em Gestão e tecnologia da Qualidade, Excelência da Gestão e Gestão Estratégica da Qualidade pelo CEFET MG, FPL e FUMEC Virtual entre 1993 e 2017. Professor de Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Sistemas de gestão na graduação e pós-graduação lato sensu desde 1989. Atuou como executivo, Gerente de Controle da Qualidade e Administração da Qualidade durante 17 anos na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, forjaria pesada, fundição de aço, ferro e alumínio, com ênfase em dinâmicas de sistemas fora do equilíbrio, tratamento térmico de aços, projeto e gestão de produtos, processos e sistemas industriais metalúrgicos.
Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade Fumec

Pós Doutor Produção e Operações pela University of Texas at El Paso, Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Mestre em Ciências Econômicas pela San Diego State University (1993). Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Ex-presidente do Conselho Regional de Economia (2010). Autor de diversas publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, livros nacionais e internacionais, assim como ganhador de prêmios nacionais e internacionais.

Interesses de pesquisa: logística empresarial, sistema de apoio a tomada de decisão, cadeias de suprimentos e produção e operações.
Plinio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Administração com experiência profissional e docente em análise, pesquisa e inteligência de mercado, com vivência em aplicar modelagem estatística e estratégia de negócios no desenvolvimento de soluções aplicadas, já tendo assessorado diversas empresas e organizações nacionais e internacionais. Como empreendedor e administrador tem experiência em diferentes setores, com destaque para cargos de gestão em cursos de graduação e pós-graduação de instituições públicas e privadas. Como pesquisador acadêmico colabora em núcleos de pesquisa de diferentes Instituições de Ciência Tecnologia (ICTs), mas notadamente pela concepção e coordenação do Núcleo de Tecnologias Inovadoras em Marketing & Empreendedorismo (TIME UFMG). Publicou 38 artigos em periódicos especializados e 59 trabalhos em eventos, tendo recebido o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005), além de receber a indicação ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atualmente ocupa é professor dedicação exclusiva, no CAD UFMG, pesquisando nas áreas de marketing, estratégia e inovação.
Publicado
2017-12-06
Seção
Artigos