O PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NO RELACIONAMENTO ENTRE HOSPITAIS E SEUS DIFERENTES PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REDE HOSPITALAR DE GRANDE PORTE

  • Priscila Favaro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite PUC Minas http://orcid.org/0000-0003-2212-9510
  • Noélia Pereira Prado PUC Minas
  • Valcir Marcilio Farias PUC Minas
Palavras-chave: Mídias sociais, Relacionamento, Hospital

Resumo

As mídias sociais provocaram grandes transformações na relação entre organizações, clientes e demais envolvidos. Esse estudo buscou analisar o papel das redes sociais no relacionamento entre uma rede hospitalar privada de grande porte e seus diferentes públicos. Foi conduzido um estudo de caso, que contou com triangulação de fonte e de métodos. Foram analisadas as interações feitas pelos usuários nas mídias sociais da rede ao longo de doze meses. Complementarmente foi conduzida uma observação do processo de gerenciamento das redes sociais pela instituição. Verificou-se que, com a compreensão das redes sociais como canal estratégico de interação com seus diversos públicos, a organização pesquisada passou a ter participação mais efetiva e retorno mais significativo de suas ações. A utilização das mídias sociais como estratégia de marketing favoreceu o relacionamento por meio das diversas formas de interação, engajamento e publicidade. Ressalta-se que o processo de monitoramento e resposta às redes sociais deve estar inserido em um fluxo de trabalho estruturado, sendo esse um canal novo, mas promissor para o estreitamento do relacionamento entre hospitais e seus diferentes públicos. 

Biografia do Autor

Priscila Favaro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela PUC Minas/Fundação Dom Cabral e graduada em Comunicação Social - Gestão da Comunicação Integrada pela PUC Minas. Atua no mercado com  Marketing Digital, Planejamento Estratégico e Comunicação.

Ramon Silva Leite, PUC Minas

 

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

Belo Horizonte - Minas Gerais

Noélia Pereira Prado, PUC Minas

Mestranda do Programa de Pós-gradução em Administração da PUC Minas, especialista em Marketing Digital pela FGV e em Comunicação Estratégica pelo IEC/PUC Minas. Atua no mercado nas áreas de Comunicação, Marketing e Estratégia. 

Valcir Marcilio Farias, PUC Minas

Administrador de Empresas, mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador e professor do curso de Administração da Faculdade Ciências da Vida.

Publicado
2018-04-09
Seção
Artigos