ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE MÉDICOS, PACIENTES E FARMACÊUTICOS: IMPACTOS NA PRESCRIÇÃO E COMPRA DE MEDICAMENTOS

  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes
  • Igor Leon Francelino de Oliveira Centro Universitário Unihorizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Centro Universitário Unihorizontes
Palavras-chave: Assimetria de Informação. Indústria Farmacêutica. Consumidor de Medicamentos.

Resumo

A lei que ficou conhecida popularmente como Lei dos Genéricos garante a intercambialidade entre os medicamentos, com o objetivo de ampliar o acesso da população a aquisição dos produtos. Contudo, é possível identificar assimetrias entre as informações dos agentes envolvidos na prescrição, compra e venda de medicamentos. No trabalho, de abordagem qualitativa, foram entrevistados seis médicos, seis pacientes e seis farmacêuticos/balconistas, com o propósito de analisar a influência da assimetria de informação na relação que o médico estabelece com o paciente, e estes com o farmacêutico, para fins de prescrição e compra de medicamentos na cidade de Belo Horizonte/MG. Como principais resultados é possível afirmar que os farmacêuticos/balconistas são os principais responsáveis pela escolha do laboratório fabricante do medicamento, ficando, na maioria das vezes, facultada ao médico apenas a escolha do princípio ativo. Ainda, dada a complexidade da indústria farmacêutica, associada aos expressivos investimentos em promoção, este agente pode utilizar estratégias de cunho prioritariamente comercial para promover a venda dos medicamentos, em detrimento de aspectos farmacológicos específicos. 

Biografia do Autor

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes
Doutora em Administração de Empresas. Professora e Pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes.
Igor Leon Francelino de Oliveira, Centro Universitário Unihorizontes
Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes
Jefferson Rodrigues Pereira, Centro Universitário Unihorizontes
Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes
Publicado
2017-12-06
Seção
Artigos