IDENTIFICAÇÃO DAS INOVAÇÕES: ESTUDO DE CASO EM UNIDADES HOSPITALARES

Alice Munz Fernandes, Alfonso Augusto Fróes d'Avila, Luana Possamai, Pelayo Munhoz Olea, Eric Charles Henri Dorion

Resumo


A inovação configura-se como um processo responsável por proporcionar vantagem competitiva, incluindo-se nesse contexto, as inovações de serviço. Com vistas a isso, este estudo teve por objetivo identificar as inovações ocorridas nos hospitais gerais da microrregião de Caxias do Sul – RS, durante o período de 2011 a agosto de 2015. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratório-descritiva e adotou-se como procedimento técnico estudo de casos múltiplos, considerando quatro unidades de análise. Os resultados obtidos demonstraram a implementação de 57 inovações, correspondendo a uma média de 14,25 por unidade hospitalar. Quanto as dimensões da inovação, destacou-se a predominância de produto/serviço correspondendo a 42%, e, tratando-se do tipo, verificou-se que 63% foram incrementais. Por fim, quanto ao grau de novidade, os resultados indicaram que 77% das inovações ocorreram em âmbito organizacional. Portanto, o estudo visou gerar informações e conhecimento para os gestores incrementarem as práticas de gestão no ambiente hospitalar.

 


Palavras-chave


Inovação; Unidade Hospitalar

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DOI: http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v13i3.3607

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