Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Desafios da acreditação em um hospital da rede FHEMIG

Resumo

A gestão de qualidade em instituições de saúde é imprescindível para a sustentabilidade das mesmas. A temática está presente no setor privado de saúde de forma intensa, determinada pela competição entre as empresas. Contudo, as instituições públicas também têm investido em melhoria de qualidade, em resposta a movimentos de racionalização de custos e, ao mesmo tempo, de ampliação da noção de segurança e direitos dos usuários. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades e dificuldades no processo de implantação e gestão do Sistema de Gestão da Qualidade de um hospital da Rede FHEMIG. Entre as potencialidades para a implantação do Sistema de qualidade nesta instituição pode-se citar o grande envolvimento da gerência administrativa e a democratização das relações hierárquicas permitindo a participação das diferentes gerências no processo. Cita-se também o apoio do nível central da FHEMIG e a consolidação do Escritório da Qualidade. Em relação aos desafios, podem ser apontados a dificuldade dos trabalhadores incorporaram o uso das ferramentas no seu cotidiano de trabalho e os processos específicos inerentes à uma instituição pública tais como a burocracia para mudanças estruturais. Conclui-se que a definição político-institucional assumida pela FHEMIG foi imprescindível para a melhoria da qualidade no Hospital e tem permitido a reorganização dos processos de trabalho.

https://doi.org/10.21450/rahis.v3i7.1075
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