A gestão do território em áreas mineradas: questões sociais, econômicas, históricas e ambientais. O caso da mina Morro da Mina e a Escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete, MG

Autores

  • Larissa de Souza Silva Lellis Arquiteta Urbanista
  • Fabiana Oliveira Araújo Doutoranda NPGAU/UFMG

Palavras-chave:

mineração, produção do espaço, planejamento urbano, Escola Meridional, Conselheiro Lafaiete.

Resumo

O artigo trabalha a complexa realidade da gestão de territórios em áreas mineradas, considerando os diferentes atores que atuam na produção do espaço. O urbano será tratado como estruturador desse espaço e base de integração territorial. Será utilizado como estudo de caso o conflito no município de Conselheiro Lafaiete-MG, entre a empresa Vale, detentora do direito de lavra da Mina Morro da Mina, a Escola Meridional e os impactos resultantes desse conflito no meio urbano.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

SILVA LELLIS, L. de S.; OLIVEIRA ARAÚJO, F. A gestão do território em áreas mineradas: questões sociais, econômicas, históricas e ambientais. O caso da mina Morro da Mina e a Escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete, MG. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. Esp, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/3962. Acesso em: 28 mar. 2024.