Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação

Autores

  • Eduardo Luiz Cardoso Universidade de Caxias do Sul
  • Cleber Cristiano Prodanov Universidade Feevale
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar http://orcid.org/0000-0003-0397-337X
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

inovação, hélice tripla, setor audiovisual.

Resumo

Esta pesquisa objetivou identifi car o modelo atual da produção do setor audiovisual, considerando as atividades de TV, vídeo e cinema, no estado do Rio Grande do Sul, aplicando o modelo da Hélice Tripla, em função dos declínios de investimentos públicos e privados, que deslocaram o estado para 11ª posição no setor na indústria criativa. Com abordagem qualitativa, o estudo exploratório utilizou entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado aplicado a atores do setor da produção do audiovisual entre as esferas da indústria, governo e universidade, sob a perspectiva da inovação. Os resultados fi nais indicaram que o setor audiovisual, no estado do Rio Grande do Sul, não pode ser considerado um sistema de inovação, mas seu modelo de setor se encontra em processo de evolução, partindo de uma combinação de modelos anteriores, parte estadista e parte laissez-faire se direcionando ao modelo da teoria da Hélice Tripla. Apontam-se, oportunidades de trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Eduardo Luiz Cardoso, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997); especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2001) e mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Professor da Universidade de Caxias do Sul e da Faculdade da Serra Gaúcha, além de consultor de empresas na área da comunicação.

Cleber Cristiano Prodanov, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (1987); Mestre (1992) e Doutor (1998) em História Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Atuou durante o período de 2011-2014 na função de Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul. É professor títular da Universidade Feevale, onde atua no corpo permanente do Programa de Pós-graduação de Processos e Manifestações Culturais sendo pesquisador do grupo de Cultura e Memória da Comunidade na mesma Universidade. Atua também no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Inovação e Competitividade da Universidade de Caxias do Sul. Exerce atualmente a função de Pró-Reitor de Inovação da Universidade Feevale, responsável pelo Parque Tecnológico do Vale dos Sinos - VALETEC e pela Incubadora Tecnológica da Feevale - ITEF.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke, Canada (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval, Canada (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), Brazil, the University Feevale (RS), Brazil, and he is visiting professor at l?École de Technologie Supérieure (Que), Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. Dr. Dorion has experience in the area of Administration with emphasis in Business Administration; acting mainly in the following subjects of: organizational studies, management of innovation and sustainable development, project management, business strategy for small and medium companies, and entrepreneurship. Professor Dorion has established a research network with focus on BRICS countries, but also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul (Brazil), at Porto Alegre. 

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar

Pós-Doutorado, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Possui experiência gerencial em multinacional. Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do curso de Doutorado em Administração na Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Gestão da Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. 

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

CARDOSO, E. L.; PRODANOV, C. C.; DORION, E. C. H.; NODARI, C. H.; CHAIS, C. Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2996. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares