Beneficiários do Programa Bolsa Família: relações com as finanças e impacto na satisfação global de vida

Autores

  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

baixa renda, satisfação global de vida, fatores comportamentais, gestão financeira, gênero feminino

Resumo

O objetivo do estudo é identificar as práticas, as percepções e o comportamento financeiro das beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e seus impactos na satisfação global de vida. Para isso, aplicaram-se 595 questionários, os quais foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os principais resultados revelam a predominância das mulheres na gestão financeira dessas famílias que se encontram em situação financeira difícil, contas em atraso, gastando mais do que ganham, quase não conseguindo pagar as despesas mensais e sem condições de poupança. Quanto aos fatores comportamentais, verifica-se atitude financeira, atitude ao endividamento e bem-estar financeiro medianos, comportamento financeiro favorável, baixo nível de conhecimento financeiro e satisfação global de vida positiva. A regressão linear múltipla indicou que pessoas com elevada percepção de bem-estar financeiro, atitude e comportamento financeiros adequados, baixo nível de poupança e ausência de dívida visualizam melhor satisfação global de vida.

Biografia do Autor

Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universida Federal de Santa Maria

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

CAMPARA, J. P.; VIEIRA, K. M. Beneficiários do Programa Bolsa Família: relações com as finanças e impacto na satisfação global de vida. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2892. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)