Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações

Autores

  • Thiago Caliari Professor Adjunto I (Unifal/MG)
  • Márcia Siqueira Rapini Professora Adjunta II (Cedeplar/UFMG)

Palavras-chave:

interação universidade-empresa, proximidade geográfica, grupos de pesquisa do CNPq.

Resumo

O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

CALIARI, T.; RAPINI, M. S. Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações. Nova Economia, [S. l.], v. 27, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares