A distribuição de indivíduos qualificados nas regiões metropolitanas brasileiras: a influência do entretenimento e da diversidade populacional

Autores

  • André Braz Golgher Cedeplar - UFMG

Palavras-chave:

qualificação, entretenimento, gays, desenvolvimento regional

Resumo

A base teórica do trabalho é a discussão pro-posta por Florida, em particular duas das hi-póteses do autor que são: a importância de uma sociedade local vibrante na atração de talentos, e a importância de uma sociedade tolerante como fator de aumento da atrativi-dade local. Foi feita uma análise empírica so-bre a distribuição de indivíduos qualificados nas regiões metropolitanas do Brasil  (RMs). Foram analisadas empiricamente as hipóte-ses desse autor mediante regressões múltiplas em painel. Verificou-se que uma parte do que foi proposto por Florida é corroborado em-piricamente: aquelas que tinham índices de entretenimento, proxi para a primeira das hi-póteses citadas acima, mais elevados tendiam a apresentar maiores proporções de indivídu-os qualificados. Esse fato não foi observado para os índices de diversidade populacional, proxi para a segunda das hipóteses, que ti-veram resultados não significativos. Por fim, as RMs foram classificadas com a utilização da técnica multivariada de aglomerados em grupos similares.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

GOLGHER, A. B. A distribuição de indivíduos qualificados nas regiões metropolitanas brasileiras: a influência do entretenimento e da diversidade populacional. Nova Economia, [S. l.], v. 21, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1261. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)