A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil

Autores

  • Danilo de Oliveira Sampaio UFJF
  • Eliel Carlos Rosa Plácido UFJF

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3717

Palavras-chave:

gestores públicos, desenvolvimento sustentável, organizações públicas

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos gestores e dirigentes de empresas públicas brasileiras sobre o significado de desenvolvimento sustentável. O estudo foi realizado entre abril e outubro de 2014 na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória com viés qualitativo. A coleta de dados respeitou as cinco variáveis teóricas (meio ambiente natural, sociedade, economia, consumo sustentável e variável institucional) propostas por Elkington (1987; 1999), García (2010) e Dresner (2002), sendo entrevistados sete gestores públicos, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foram analisados os discursos e falas dos gestores por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável dos gestores das organizações públicas brasileiras entrevistadas é parcialmente compreendido e pouco incentivado aos funcionários e sociedade. Notou-se a necessidade de instruir e capacitar os gestores sobre o significado de desenvolvimento sustentável e como implementar planos de ação respeitando as demandas dos cidadãos. Acredita-se que as estratégias para apoiar as aspirações sociais, econômicas e ambientais devem estar presentes com maior ênfase na gestão das organizações públicas brasileiras pesquisadas. Assim, atender as demandas da sociedade e proporcionar uma melhor qualidade vida são metas que o setor público brasileiro deve priorizar.

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Sampaio, D. de O., & Plácido, E. C. R. (2016). A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil. Marketing & Tourism Review, 1(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3717

Edição

Seção

Artigos