O mecanismo de autorregulação enquanto estratégia de marketing verde e práticas socioambientais: estudo de caso de uma indústria de motocicletas do Polo Industrial de Manaus – PIM

Autores

  • Jurandir Moura Dutra INPA
  • Armando Araújo de Souza Júnior UFAM
  • Ana Flávia de Moraes Moraes UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3716

Palavras-chave:

Consumidor verde, ecoprodutos, gestão ecológica

Resumo

 

A gestão ambiental, através do mecanismo de autorregulação, pode promover um diferencial competitivo às organizações que a implantam. Devido ao processo de globalização e à acirrada competição, mas também por uma exigência do consumidor, as organizações privadas têm orientado suas estratégias no sentido de contemplar as variáveis ambiental e social. Este trabalho buscou avaliar se a Moto Honda da Amazônia, empresa fabricante de motocicletas, instalada no Polo Industrial de Manaus – PIM desde 1976, vem desenvolvendo a gestão socioambiental e práticas de responsabilidade socioambiental. Para tal, perscrutou o documento publicado em seu sítio eletrônico intitulado “Relatório de Sustentabilidade 2015”, cuja metodologia foi escrita em conformidade com as diretrizes do Global Reporting Initiative – GRI, que é um indicador de sustentabilidade que trabalha com mensuração por metas, sendo a abordagem validada, reconhecida e acreditada internacionalmente. Observam-se práticas estratégicas condizentes com as premissas do marketing verde no desenvolvimento de seu composto, assim como práticas de gestão socioambiental que apontam para uma forte tendência do negócio ser gerido com responsabilidade.

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

Dutra, J. M., Souza Júnior, A. A. de, & Moraes, A. F. de M. (2016). O mecanismo de autorregulação enquanto estratégia de marketing verde e práticas socioambientais: estudo de caso de uma indústria de motocicletas do Polo Industrial de Manaus – PIM. Marketing & Tourism Review, 1(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3716

Edição

Seção

Artigos